
Se somos o que comemos comer plantas selvagens desperta em nós a nossa natureza selvagem.
Eu penso que é bom asilvestrar-nos um pouco: conectar com nosso instinto, essa sabedoria inata do que nos convém e o que não; ter a nossa chispa de liberdade que nos faz sentir vivos e felizes; estar atentos no momento presente, sem tantos pensamentos de passado ou futuro; viver com menos (coisas) para viver melhor....
Isso é para mim ser silvestre!
Assim, convido-vos a dar um passeio pelo campo e recolectar o vosso alimento-medicina!
As flores de dente de leão (chamam-se assim pelas suas raízes semelhantes a grandes caninos) começam agora a salpicar os prados de amarelo e no verão transformam as suas flores em mágicas esferas de sementes que voam suavemente ao vento.
Dente de leão, um poderoso aliado do fígado, cheio de vitaminas e minerais e sobretodo un excelente depurador de oxalatos, sustancia toxica presente en frutas e verduras, que inibe a absorção de calcio criando cálculos renais.
Dente de leão, medicinal, silvestre, ecológico, gratis!
Os batidos verdes são uma maneira fácil e deliciosa de alcalinizar e desintoxicar o organismo. Feitos básicamente de frutas e folhas verdes numa proporção aproximada de 60% de fruta y un 40% de folhas bem verdes como:
Couve rizada, galega, de penca ou outra bem escura
Acelga
Espinacas
Kale
Canónigos
Salsa
Dente de leão fresca
Urtigas
As folhas verdes são super ricas em cálcio, ferro, vitamina C e clorofila entre outras muitas maravilhas.
A clorofila, é o sangue das plantas e na sua composição é muito semelhante à nossa propria hemoglobina! Uma vez absorvida pelo nosso sistema linfático activa o metabolismo celular, desintoxica o organismo, melhora o sistema imunitário....
Para conseguir uma textura "smoothie" (suave), usam-se frutas de base como a banana, abacate, pessego ou manga e combinam-se com uma ou duas frutas mais.
Podemos potenciar um batido ajuntando um "superalimento" como maca, espirulina, clorela, chia, cânhamo, erva de cevada ou de trigo, cúrcuma...
Ingredientes
(para 2 copos)
1 abacate descascado e partido em pedaços
2 maçãs descascadas e partidas em pedaços
1 kiwi descascado e partido em pedaços
1 bom punhado (50 gr aproximadamente) de folhas de dente de leão lavadas
3 figos secos ou tamaras
2 copos de agua*
* Nos batidos uso água morna no inverno e fresca no verão
1 Triturar todos os ingredientes no copo de batidos até ficar suave e uniforme. Agregar mais água se necesario.
Sobre o dente de leão:
Toda a planta é comestível e tem sido usada como alimento. As folhas comem-se em saladas e da raíz prepara-se una bebida parecida ao café.
É um remédio eficaz contra problemas hepáticos e usa-se como remédio para problemas que se devem a acumulação de toxinas no organismo. Na medicina tradicional tem sido usado para aliviar a ictericia, hepatite, favorece a eliminar de cálculos renais, edema, erupções na pele, eczema, psoriasis e otras condições da pele, estando esta estreitamente relacionada com a saúde do fígado.
Uma infusão da flor também se pode aplicar na pele para lavar as áreas afectadas.
As folhas ternas e frescas são muito nutritivas. Muito ricas em vitamina A, calcio e potasio; também são boa fonte de ferro, zinco, sodio e vitaminas B, C e D. É um suplemento útil para purificar e fortalecer o sangue: aumenta a produção de glóbulos vermelhos, elimina o ácido úrico e regula a tenção arterial. Muito recomendável em casos de anemia. Também é indicada para problemas menstruais e para estimular a produção de leite materno....
Maravilhoso dente de leão!
Por Eva Bellas
Comments